top of page

Psicoterapia de Casal

"O atual modelo de casamento igualitário, voltado à felicidade pessoal e ao amor eterno, exige um ajuste de expectativas que não era necessário no século XIX e no início do século XX. É preciso mudar o conceito, as perspectivas e as regras de convívio. Temos que adquirir competências matrimoniais que até há pouco nem sequer imaginávamos necessárias."
(Livro: A Equação do Casamento - Autor: Luiz Hanns)

   Para Jung o casamento é uma ferramenta poderosa para o processo de individuação, isso porque temos nessa relação o confronto diário com um outro que age e pensa de forma diferente e com o qual é preciso aprender a conviver enfrentando assim o seu modo de ser.

 

    Muitas vezes esse processo de enfrentamento não é fácil. Quem é esse outro com quem vivo? E como conviver em harmonia com alguém tão diferente? A questão é, o quão diferente esse outro é? Pois todos somos constituídos de polaridades: somos bons e maus, fortes e fracos, tímidos e expansivos e assim por diante. Você já deve ter ouvido diversas vezes a frase: 'Você pode ser tudo o que quiser ser'. E realmente, temos todas as potencialidades, o que muda é qual alimentamos e qual reprimimos. E ai voltamos a pergunta a cima, realmente esse outro é tão diferente, ou o que incomoda nele é aquilo que reprimo em mim? Sim...está é a difícil arte de conviver!!!

 

   A Terapia de Casal tem por objetivo auxiliar o casal nesse processo de desconstrução e reconstrução de papeis dentro do matrimônio, assim como a intervenção em processos práticos do casal, como a comunicação, a resolução de problemas, a afetividade entre outros.

 

   O espaço terapêutico também permite ao casal trazer dificuldades atuais geradoras de crise e descontentamento, tendo um local neutro para a discussão e esclarecimento da problemática vivida. É valido ressaltar que muitos conflitos são causados pelas expectativas que os conjugues criam e alimentam um acerca do outro, nas sessões essas expectativas são desconstruídas, possibilitando assim que o outro seja mais nitidamente visto e querido por aquilo que de fato é!!!

 

"Nesse sentido, a convivência íntima, constante e duradoura dos conjuguês no casamento, forma uma condição quase ideal para que o Ego possa se relacionar com o inconsciente profundo através do outro. Como o processo é tão sofrido quanto produtivo, já foi mesmo denominado pelos místicos de 'doce calvário do desenvolvimento'."
 (Livro: Terapia de Casais: Uma Visão Junguiana - Autor: Nairo de Souza Vargas)
bottom of page