top of page

Constelação Familiar

“Não há um modelo a ser seguido para alcançar a felicidade. Existe a felicidade das crianças, que brincam esquecidas de si mesmas, ou dos apaixonados. Tudo isso é muito bonito. Mas, nesse sentido, realização não é felicidade. É estar em harmonia com a grandeza, mas também com o sofrimento e com a morte. Isso possibilita um reconhecimento profundo, dá peso e serenidade. É algo bem tranquilo. É a felicidade como conquista. E não tem a ver com ficar esquecido. Tem a ver com a força interior.”

(Bert Hellinger)

​

O que é Constelação Familiar?

​

Criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar é um método psicoterapêutico que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações. A Constelação Familiar vem mostrar que algumas de nossas doenças, conflitos ou sentimentos podem estar ligados ao que ele denominou emaranhados familiares. 

Hellinger propôs que há uma “consciência da família” em todos nós, que é norteado pelas “leis do amor”.

Essas “leis” atuam em nossos relacionamentos familiares, sociais e amorosos,  e a conexão harmoniosa com as “leis do amor” nos dão uma sensação de paz e nos faz sentir acolhidos e pertencentes a um grupo.

​

Quais são as 3 leis do Amor de Bert Hellinger?

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

O que acontece?

​

O cliente precisa escolher um tema para constelar, ele o apresentará ao profissional que decidirá se o tema é ou não possível de se constelar. O tema precisa ser claro e objetivo, geralmente relacionado a uma dor do cliente.  Após o tema estar claro e definido o profissional irá fazer algumas perguntas de acordo com o que julgar ser importante sobre os membros de sua família. Com essas informações na mão, o terapeuta escolhe os bonequinhos que representarão os membros da família, e a partir daí o cliente começará a posicioná-los no campo, é através da observação fenomenológica das reações e emoções do próprio cliente em relação aos membros da família e ao campo, que o profissional identificará a necessidade ou não de intervir através de frases de solução sistêmica para que haja a solução do emaranhado ou conflito, e assim, o sistema volte a fluir nas “leis do amor”.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Quanto tempo dura?

​

O tempo de duração do atendimento é de 50 minutos. Durante esse tempo é feito o levantamento do tema, a constelação em si e alguma orientações sistêmicas necessárias a cada caso.

leis do amor.jpg

Pertencimento: Se sentir pertencente ao sistema de origem ou a qualquer outro sistema do qual faça parte é de extrema importância ao indivíduo.

​

Hierarquia: É importante entender que existe uma precedência no tempo, uma ordem de quem vem antes e quem vem depois, dentro do sistema.

​

Equilíbrio: Os vínculos humanos devem se basear na troca (dar e receber), pois ela é fundamental para que o sistema flua e ganhe vida.

20210427_171150.jpg
bottom of page